Três motivos para fazer alistamento militar SP 2021

 

A chegada dos 18 anos é um momento temido por muitos jovens do sexo masculino. Isso porque nessa idade o alistamento militar é obrigatório. Enquanto alguns meninos não querem, ou não podem, fazer parte do Exército, outros sempre sonharam com esse dia. Hoje nós vamos te dar três motivos para fazer o alistamento militar SP 2021 e como esse passo pode te trazer benefícios ao longo da sua vida! 

Antes de tudo é importante saber como o processo funciona: para os moradores da capital paulista, o alistamento militar SP 2021 deve ser feito online e, posteriormente, a apresentação de documentos precisa ser feita em uma Junta Militar da cidade. Quem não deseja se alistar, pode apresentar as seguintes justificativas: 

  • ser o único responsável pela renda da família ou de dependentes;
  • ter convicção política, filosófica ou religiosa contrária ao serviço militar; 
  • ter alguma deficiência física aparente;

Agora, vamos saber quais são os pontos positivos do alistamento militar sp 2021!

 

Fonte de renda

Em um momento de crise econômica, se alistar no Exército pode ser uma alternativa para ganhar renda. Os soldados recrutas têm uma rotina árdua: acordam cedo, por volta das seis horas da manhã, organizam o alojamento e seguem determinações diárias, como treinamento físico, manuseio de armamentos, entre outras tarefas no quartel.

O salário para essa patente é próximo de um salário mínimo. O serviço militar tem duração de 12 meses. 

Garantia de retorno a vaga antiga

Se uma pessoa for recrutada para o Exército e tiver uma vaga de trabalho, seja como funcionário público, empregado, operário ou trabalhador de qualquer área, tem assegurado por lei o direito de retorno ao cargo. Essa segurança vale para até 30 dias depois do término do alistamento. 

Manter uma boa forma física 

Não é segredo para ninguém que os militares precisam estar em forma e saudáveis para realizar os trabalhos rotineiros do Exército. A atividade militar estima uma hora e meia de exercícios físicos todos os dias, cinco vezes na semana. Destreza, rapidez e agilidade são treinadas pelos recrutas.

A rotina de treinos e desenvolvida de acordo com o sexo e idade do soldado. O Instituto de Pesquisa da Capacitação Física do Exército é responsável por isso, assim como pela elaboração de avaliações. Três vezes ao ano eles também passam por um Teste de Aptidão Física (TAF). 

Cada militar precisa passar por exames médicos, odontológicos e de laboratório para a definição das atividades.

Os exercícios seguem essa linha:

  • aquecimento;
  • treinamento cardiopulmonar, neuromuscular e desportos;
  • retorno à calma. 

De acordo com o exército, estudos mostram que a prática de exercício físico ajuda a lidar com o estresse, melhora a capacidade do corpo de ficar resistente a doenças, torna a recuperação de lesões mais rápida, melhora o rendimento intelectual e da concentração, além de aumentar o desempenho profissional.  

Se essa postagem fez você se interessar mais sobre o alistamento militar obrigatório, não se esqueça: ele deve ser feito entre o dia primeiro de janeiro até o último dia útil do mês de junho. Esse período vale para o ano em que a pessoa completar 18 anos de idade!