São Gonçalo- Quem foi? História Resumida

São Gonçalo de Amarante, Frei Gonçalo de Amarante, ou apenas São Gonçalo foi um Frei da Igreja Católica, que nasceu no fim do século XII em Portugal.

O Santo é conhecido como o protetor dos ossos e o padroeiro daqueles que buscam por um bom casamento. É também o padroeiro da cidade São Gonçalo no Rio de Janeiro.

Desde jovem Gonçalo havia se decidido por ser padre, assim sob orientação do Arcebispo de Braga, se dedicou ao estudo da teologia e ao sacerdócio.

Após a sua ordenação recebeu administração de uma paróquia rica, onde dava aos pobres e aos doentes todas as contribuições que recebia. Logo depois, o Frei fez uma peregrinação a Terra Santa no Oriente Médio, onde queria ficar, mas voltou a Portugal por ordem do arcebispo.

Logo depois, renunciando a vida paroquial se retirou como eremita na região de Amarante, vivendo dentro de uma caverna onde encontrava o que precisava para viver, e assim viveu em paz por vários anos.

Após esse período, Gonçalo entrou em um convento Dominicanos, e após receber o hábito fundou em Amarante uma casa da Ordem dos Dominicanos.

Ainda em vida muitas pessoas iam ao encontro de São Gonçalo pediam-lhe a cura de suas doenças, que milagrosamente eram curados por ele.

São Gonçalo Amarante morreu no dia 10 de janeiro de 1259 (ano incerto) na sua humilde cabana de orações. O santo é celebrado anualmente no dia 10 de janeiro.