Resultado Enem: Como funciona? Aprenda aqui!

Depois de um ano cercado de expectativas, finalmente chegou o momento de consultar o resultado do Enem. Foram muitas aulas focadas até chegar aqui, para que o resultado do Enem fosse o melhor possível, ou então apostou na sorte. E a partir disso, surge um novo mundo de possibilidades.

Milhões de estudantes realizam o Enem todos os anos e junto com a divulgação do gabarito, a apresentação oficial das notas das provas é a data mais aguardada pelos concorrentes. É com ela que você poderá transformar a sua realidade entrando em uma universidade. Aprenda a consultar os resultados.

Como consultar o resultado do Enem

Depois de um longo processo, que pode envolver aulas em cursinhos com o objetivo de conquistar a melhor nota possível, que pode ter envolvido estudos com vídeos do YouTube e a leitura de diversos artigos, é chegado o momento de conhecer o resultado do Enem.

E pronto, a partir disso o resultado das notas já serão apresentados. Lembrando que são mostrados de maneira separada, conforme a disciplina abordada.

É comum que o site fique sobrecarregado nas primeiras horas, se isso acontecer, tente novamente mais tarde.

Como recuperar senha do Enem

Hoje em dia precisamos lidar com muitas senhas digitais, tem pessoas que utilizam a mesma para todos os sites em que possuem cadastro, isso pode ser perigoso, mas por outro lado fica mais difícil de esquecer.

Seja como for, o Enem também exige uma senha e em alguns casos, o participante acaba esquecendo, até porque existe um tempo considerável entre a inscrição e o momento de consultar a nota obtida com o Exame Nacional. Por isso, recuperar a senha é importante, aprenda a fazer:

  • Primeiro você precisa acessar a página inicial do Enem; www.enem.inep.gov.br;
  • Em seguida, selecione a opção destacada como “página do participante”;
  • O próximo passo é fácil, somente é preciso responder o desafio corretamente;
  • Depois, informe o número do seu CPF;
  • Na sequência do procedimento de recuperação, ao invés de informar a sua senha, selecione a opção “esqueci a minha senha”;
  • Para fechar o protocolo, clique em “enviar a minha senha” e pronto, sua senha será enviada para o e-mail cadastrado no Enem.

Quando sai o resultado

Logo que a prova do Enem é concluída, começam a pipocar na internet, nos mais diversos sites, diversas alternativas de gabaritos, sendo que geralmente eles são elaborados por pessoas que entendem do assunto. Já o gabarito oficial costuma sair nos dias seguintes da realização da prova, servindo como um termômetro para o resultado oficial.

O resultado do Enem costumeiramente é divulgado em meados de janeiro do ano seguinte a realização da prova. É normalmente o momento mais aguardado pelos candidatos que realizaram o teste. Ele é composto por quatro notas, das matérias específicas e mais a redação.

A partir disso, aquele que fez a prova do Enem poderá utilizar a nota para participar de diferentes formas e conseguir uma vaga no ensino superior.

O que fazer com resultado do Enem

O resultado do Enem pode ser utilizado de diferentes formas, sendo que todas elas são voltadas para a educação superior. Com a nota do Enem é possível se cadastrar no Programa Universidade para Todos, o Prouni, que oferece vagas em faculdades privadas. O processo de seleção acontece no começo e no meio do ano.

Com o resultado do Enem também é possível conquistar uma vaga no Sistema de Seleção Unificada, o Sisu. Este é focado para as universidades federais e institutos federais que aplicam o ensino superior. É uma oportunidade para quem não conseguiu a aprovação pelo vestibular ou mesmo nem fez a prova.

Com a nota obtida no Enem também é possível participar do Fundo de Financiamento Estudantil, o Fies. Esta é uma opção para aqueles que por algum motivo não conseguiram aprovação pelo Prouni ou pelo Sisu e que desejam estudar um curso superior. No Fies, a pessoa depois de formada precisará pagar pelo valor utilizado.

Também é possível entrar direto em uma universidade privada que exigia vestibular, é possível fazer isso com a nota obtida no Exame do Ensino Médio outra alternativa é acumular pontos extras para o vestibular tradicional, tem instituições que aceitam a nota do Enem como complemento.

Até alguns anos atrás, a nota do Enem podia ser utilizada como uma forma de conclusão para o Ensino Médio, mas isso mudou e ficou a cargo somente do Encceja.Depois de um ano cercado de expectativas, com a realização da prova do Enem, chegou o momento de consultar os resultados oficiais, para descobrir qual foi a sua nota. Utilize da melhor maneira, seja para uma vaga no Prouni, Sisu ou Fies, escolha sua faculdade com sabedoria, é uma oportunidade de construir seu futuro.