IPVA MG: Saiba mais como funciona

Com o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA MG), a população mantém seus triciclos, caminhões, carros de passeio e até aeronaves em dia com a lei. Sem o pagamento do IPVA MG 2021, no entanto, há problemas graves com a regularidade, como barreira para realizar o licenciamento anual.

A cobrança desse imposto já é algo com o qual a população está acostumada e a responsável pela administração da verba arrecadada é a Secretaria de Estado da Fazenda, conhecida como Sefaz. Entenda mais sobre esse imposto tão comum na vida dos brasileiros.

IPVA MG

IPVA MG

O pagamento do IPVA MG colabora para que os municípios, o governo estadual e o governo federal tenham dinheiro suficiente para arcar com as despesas públicas. Isso acontece porque a verba arrecadada com esse imposto sobre automotores é dividida entre os três da seguinte forma:

  • Metade de todo o valor fica com as administrações municipais;

  • 25% do valor fica com a administração do Estado do Minas Gerais;

  • O restante vai para o governo federal, que pode aplicar o dinheiro nas necessidades dos outros Estados também

Apesar de essa verba ser decorrente de um imposto sobre veículos, o seu uso vai além: se for preciso, as autoridades podem usá-la em outros setores do serviço público. Por exemplo: é possível que a prefeitura use o dinheiro arrecadado com o IPVA MG para cobrir gastos na educação.

É válido lembrar que não fazer o pagamento do IPVA MG resulta em ser proibido de fazer também o licenciamento, como já citado. A consequência imediata é que o veículo fica proibido de sair da garagem e, se você desobedecer a essa proibição, o Detran mineiro pode fazer o rebocamento para o seu pátio.

Consultar IPVA MG

É importante estar atento com relação a débitos do IPVA MG. Para quem tem certeza que pagou todas as cotas do ano anterior, a consulta servirá para saber o valor do ano vigente. Você encontra informações sobre o IPVA dos seus veículos assim:

  • Acesse o site detran.mg.gov.br

  • Insira o Renavam e a placa;

  • Informe o código mostrado na página;
    Consultar IPVA MG

  • Clique em “Confirmar”

Você pode ainda ir até um posto de atendimento do Detran MG para se informar sobre o valor do IPVA, inclusive para questionar eventuais débitos que estejam indicados no site acima. Para essa consulta presencial, no entanto, é necessário ser o responsável pelo veículo.

Calendário de pagamento IPVA MG

Saber a data exata de pagar o IPVA MG também é fundamental e ela é determinada por um calendário especial feito pelo Detran. Para vê-lo, acesse o site detran.mg.gov.br e role a página para baixo; o valor, inclusive, pode ser parcelado em três cotas, mas elas tiram o direito a qualquer desconto no imposto.

Em caso de pagamento em cota única, o governo do Minas Gerais pode oferecer desconto, mas é indicado confirmar com o posto de atendimento do Detran. Lembre-se de que, para interpretar corretamente o calendário, você deverá buscar pelo número final da sua placa.

Onde pagar o IPVA MG

Os pagamentos do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores no Minas Gerais são feitos nos bancos conveniados com a Sefaz e o Detran. Inclusive, eles são informados no boleto do IPVA MG ou mesmo nos postos de atendimento presencial do Detran.

Não é necessário preocupação se você não tiver conta em nenhum dos bancos conveniados: em casos assim, é possível imprimir a guia de pagamento no site e ir até a boca do caixa das agências para fazer o pagamento.

Já para quem é cliente dos bancos conveniados, o pagamento é mais simples: pode-se optar pelo caixa eletrônico, pelo aplicativo ou pelo Internet Banking.

Alíquotas do IPVA MG

As alíquotas têm uma finalidade muito importante: são elas que determinam o valor cobrado de IPVA MG de cada um dos veículos. Geralmente, a Sefaz usa como parâmetro a utilização desse veículo, mas ela também pode levar em consideração o tipo de combustível que ele aceita. Em 2020, as alíquotas serão as seguintes:

  • 1% do valor do veículo para motocicletas, caminhões e similares;

  • 2,5% do valor do veículo para automóveis, veículos recreativos e outros

Como entrar em contato com o Detran MG

Você pode ver os detalhes da rede de atendimento do Detran mineiro acessando detran.mg.gov.br. Descendo a página até o final, é possível consultar ainda os endereços dos postos de atendimento.

A existência do IPVA MG é uma forma de cidades, Estado e União arrecadarem para custear todas as despesas de áreas como transporte, habitação, saúde e educação. De pagamento obrigatório, a inadimplência desse imposto impede a realização do licenciamento e a circulação regular do veículo pelas ruas.

Nós agradecemos a sua leitura do artigo e reforçamos que os pagamentos do IPVA MG já podem ser realizados, sempre de acordo com o calendário divulgado pelo Detran.