Bíblia, como ler a bíblia

Entenda como ler a bíblia

Antes de começar, você deve entender como a bíblia funciona. A palavra de Deus é composta por dois testamentos, sendo que o primeiro (Velho Testamento) corresponde a 39 livros. Dentre eles podemos achar os Pentateucos, históricos, poéticos e proféticos. O segundo (Novo Testamento) possui 27 livros, sendo composto por Evangelhos, apostólicos e Apocalipse, que é o Profético.

Para que você possa encontrar versos específicos na bíblia, tem de entender que cada livro é composto por variados capítulos, sendo que cada um deles conterão variados versículos.

Sabendo desses pormenores, vamos explicar a melhor maneira de ler-se de forma contínua. Em outras matérias, poderemos explicitar outros modos de ler a bíblia, que poderão ser conforme a ordem cronológica, hermenêutica, exegética, dentre outros.

A bíblia de forma contínua

Será de extrema importância que você leia a bíblia de forma periódica e tranquila. Para compreender a bíblia é preciso ter calma e perseverança. Devido ao aglomerado de traduções, sendo algumas antigas e outras mais novas, sua leitura poderá parecer um pouco maçante, mas trará muito revigoramento aos que persistirem nela.

Caso tiver pouco tempo a dedicar-se a suas leituras, aconselhamos que leia apenas dois ou três capítulos por dia, como se fosse um devocional.

A leitura

Com a ajuda do sumário (no começo da bíblia), encontre o que chamamos de Pentateuco. Este, é composto por Gênesis, Êxodo, Levítico, Números e Deuteronômio. Neles, você vai conhecer o começo de tudo, desde o criacionismo até o todos os costumes o povo judeu.

Os próximos livros serão livros históricos, começando desde Josué e juízes até Jó. Todos os problemas e bênçãos serão temas destes maravilhosos livros. Por isso, leia com atenção, caso almeje conhecer todos esses acontecimentos.

De Salmos até Cantares, encontraremos os livros poéticos, que, em geral, não precisão ser lidos em ordem específica, uma vez que são compostos por variados autores diferentes.

Logo mais, você encontrará os livros Proféticos e, aconselhamos que os leia duas vezes. Isso mesmo. Devido ao fato de que muitas profecias precederam coisas que estavam por vir e se realizaram no novo testamento. Outros, por outro lado, ainda estão para concretizarem e serão aí da reforçados por outro livro do Novo Testamento, o Apocalipse.

Agora você conhecerá os evangelhos: Mateus, Marcos, Lucas e João. Esses quatro livros relatam a biografia, os milagres e feitos de Jesus. Tendo cada um, uma perspectiva diferente, acreditamos ser esse fato um fortíssimo índice de serem todos reais.

A partir de Atos dos Apóstolos até as Cartas de Paulo, Pedro, João e Judas, encontrará histórias sobre a fundação da Igreja. Ou seja, o começo de todos os nossos costumes e crenças.